Pérola do Zêzere
A DELICIAR O PALATO DESDE 1989

Pastelaria Pérola do Zêzere

A Pastelaria Pérola do Zêzere foi fundada em 1989 com a missão de dar a conhecer os doces regionais do concelho de Ferreira do Zêzere, através do fabrico de uma pastelaria tradicional e o mais variável possível.

A pastelaria Pérola do Zêzere pertence a Emília e António Peixoto, tendo, nas última décadas, adoçado a boca dos ferreirenses e não só. Emília começou por confeccionar pequenos bolos, mas o gosto pela pastelaria fê-la ir mais longe e decidiu tirar um curso de três anos, em Coimbra.

Mas se a pastelaria é a paixão de Emília, o café é a paixão do marido, António. Por gostarem de inovar e de marcar a diferença, decidiram comprar um torrador de café. O café é comprado verde, proveniente da Costa Rica, do Quénia e da Guatemala. A qualidade é indubitável, visto que António faz o seu próprio lote ao misturar as várias qualidades de café, proporcionando aos clientes uma experiência agradável ao paladar.

A somar aos doces regionais e ao café, a pastelaria Pérola do Zêzere produz também compotas caseiras de vários sabores.

UM ACASO DE SUCESSO

Bons Maridos

Foi a esposa de um antigo presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Beatriz Soeiro, que criou a receita original, tendo vencido um concurso de doçaria que se realizou no concelho em 1970. Calcula-se que a origem do nome Bom Marido, remonte ao facto de a mulher do ex-autarca ter vindo encontrar em terras ferreirenses tão bom companheiro.

Certo dia, um juiz que trabalhava em Ferreira do Zêzere dirigiu-se à Pastelaria Pérola do Zêzere e pediu o doce Bons Maridos. Apanhada de surpresa pelo desconhecimento da existência de tal doce, Emília Peixoto procurou saber mais sobre ele. Este juiz informou-a de que na Câmara Municipal havia o registo, não só do doce, mas também a respectiva receita. Sem mais demoras, e com o intuito de a reproduzir, foi consultá-la.

Após várias experiências e adaptações chegou à receita que hoje se traduzem nos deliciosos doces regionais Bons Maridos.

Pérola do Zêzere
Pérola do Zêzere
ATRÁS DE UM BOM MARIDO HÁ SEMPRE UMA BOA ESPOSA

Boas Esposas

Devido ao sucesso alcançado pelos Bons Maridos e à constante questão levantada pelos clientes "E não existem Boas Esposas?", Emília e António Peixoto idealizaram um novo doce regional. Para fazer par com os Bons Maridos, a doceira criou as Boas Esposas.

A base utilizada para confecionar as Boas Esposas é igual à dos Bons Maridos, composta por farinha, manteiga, sal e água. Contudo o recheio leva gila e raspa de laranja. "O marido leva gão-de-bico. Colocamos a gila para ser feminino, e assim surgiu a esposa.", explica Emília Peixoto.

NÃO HÁ SÓ ESTRELAS NO CÉU

Estrelas do Zêzere

Os doces regionais Estrelas Do Zêzere são denunciados pelo farto uso de açucar, gema de ovos, amêndoa e feijão na sua composição. A base utilizada é formada por uma massa fina composta por farinha, manteiga, sal e água.

Um doce que se torna  num complemento irresistível para acompanhar o seu café.

Pérola do Zêzere
Pérola do Zêzere
EM CASAS DE FERREIRA, QUEIJADAS DE REQUEIJÃO

Queijadas de Ferreiras

As Queijadas de Ferreiras são doces regionais feitos a partir de requeijão, açúcar, farinha e ovos, envolvidos numa massa crocante e estaladiça. Estas completam o quarteto de doces regionais que tornam a Pastelaria Pérola do Zêzere num dos locais de referência da região, no que concerne à produção artesanal de doces.

UMA CROCÂNCIA DISTINTA

Biscoitos Amor de Esposa

Biscoito tradicional da região, os Biscoitos Amor de Esposa procuraram a inspiração nos doces regionais Boas Esposas. De textura crocante e estaladiça, sabores dominantes a gila e amêndoa, estes biscoitos são uma excelente companhia para chás e café. 

Pérola do Zêzere
Pérola do Zêzere
OS BISCOITOS ANDAM SEMPRE AOS PARES

Biscoitos Amor de Marido

O Biscoito Amor de Marido é o par que completa este delicioso dueto de biscoitos. Descendentes dos doces Bons Maridos, estes biscoitos de sabor a amêndoa, grão-de-bico e limão, combinados com a sua textura crocante, entregam uma nova experiência ao seu palato.