Pérola do Zêzere, Doces regionais
A DELICIAR O PALATO DESDE 1989

As nossas origens

A Pastelaria Pérola do Zêzere foi fundada em 1989 com a missão de dar a conhecer os doces regionais do concelho de Ferreira do Zêzere, através do fabrico de uma pastelaria tradicional e o mais variável possível.

A pastelaria Pérola do Zêzere pertence a Emília e António Peixoto, tendo, nas última décadas, adoçado a boca dos ferreirenses e não só. Emília começou por confeccionar pequenos bolos, mas o gosto pela pastelaria fê-la ir mais longe e decidiu tirar um curso de três anos, em Coimbra.

Certo dia, um juiz que trabalhava em Ferreira do Zêzere pediu-lhe o doce Bons Maridos, desconhecido de Emília, e informou-a de que na Câmara Municipal havia o registo do doce. Sem mais demoras e com o intuito de reproduzir a receita, foi buscá-la e fez algumas adaptações. A massa é composta por farinha, manteiga, sal e água, e o recheio por açúcar, gema de ovo, amêndoa, grão-de-bico e limão.

Para fazer par com os bons maridos, a doceira decidiu criar as boas esposas. A base é a mesma, contudo o recheio leva gila e raspa de laranja.

Mas se a pastelaria é a paixão de Emília, o café é a paixão do marido, António. Por gostarem de inovar e de marcar a diferença, decidiram comprar um torrador de café. O café é comprado verde, proveniente da Costa Rica, do Quénia e da Guatemala. A qualidade é indubitável, visto que António faz o seu próprio lote ao misturar as várias qualidades de café, proporcionando aos clientes uma experiência agradável ao paladar.

A somar aos doces regionais e ao café, a pastelaria Pérola do Zêzere produz também compotas caseiras de vários sabores.

Pérola do Zêzere
1989
FUNDAÇÃO
60000
BOLOS REGIONAIS ANUAIS
50000
OVOS ANUAIS
1000
BONS MARIDOS NUM DIA
21
PRODUTOS
5
COLABORADORES
Play Video about Pérola do Zêzere

A massa é composta por farinha, manteiga, sal e água, e o recheio por açúcar, gema de ovo, amêndoa, grão-de-bico e limão.

Depois da massa feita e do recheio preparado, estas pequenas iguarias vão ao forno a 170 graus durante 20 a 25 minutos e é então que a magia acontece. Todos os dias saem aproximadamente 120 esposas e maridos, a somar às estrelas do Zêzere, tigeladas e outros bolos.

Play Video about Pérola do Zêzere

Para fazer par com os bons maridos, a doceira decidiu criar as boas esposas.

O marido leva grão-de-bico. Pusemos a gila para ser no feminino, e assim surgiu a esposa.

Play Video about Pérola do Zêzere

Para fazer par com os bons maridos, a doceira decidiu criar as boas esposas.

O marido leva grão-de-bico. Pusemos a gila para ser no feminino, e assim surgiu a esposa.